quinta-feira, 29 de novembro de 2012

MESA DIRETORA DA AL SEM PRESENÇA FEMININA



A bancada feminina na Assembleia Legislativa reivindicou espaço na composição da futura Mesa Diretora da Casa, um grito no vácuo. Na terça-feira (27), dia da composição da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, as deputadas Eliane Novais (PSB), Fernanda Pessoa (PR), Rachel Marques (PT), Miriam Sobreira (PSB) e Bethrose (PRP), conversaram com o deputado Zezinho Albuquerque(PSB), único candidato a presidência da Assembleia Legislativa do Ceará, sobre um Projeto Resolução que pode garantir a presença feminina na Mesa.
Projeto

O projeto, de autoria da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, busca modificar o regimento interno da Assembleia Legislativa e tornar obrigatória a equidade de gênero, na composição da Mesa Diretora, como forma de garantir a presença feminina nos espaços de decisão da casa.

O Apelo é Nacional

A proposta de emenda à Constituição (PEC- 590/06) determina que a Mesa Diretora e as mesas das comissões permanentes ou temporárias tenham em sua composição a presença de pelo menos uma mulher, de autoria da deputada Luiza Erundina (PSB-SP).  “Todos sabem que hoje o modelo de composição da Mesa Diretora já assegura a representação proporcional dos partidos. Mas está na hora de avançarmos na democracia deste parlamento e assegurarmos também a representação de cada sexo dos integrantes desta Casa”, argumentou a deputada Eliane Novais.

Resposta

As deputadas teriam ouvido de Zezinho Albuquerque que cabe a cada uma deles pressionar os partidos para que sejam indicadas para a composição da Mesa atendendo a proporcionalidade das agremiações partidárias.

À Tempo
A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres da AL ficou no veto dos partidos, pois a Mesa diretora foi composta puramente por um gênero, como pode ser comprovada abaixo:
Presidência: José Albuquerque (PSB)
1ª vice-presidência: Tin Gomes (PHS)
2ª vice-presidência: Lucilvio Girão (PMDB)
1ª secretaria: Sérgio Aguiar (PSB)
2ª secretaria: João Jaime (PSDB)
3ª secretaria: Manuel Duca (PRB)
4ª secretaria: Dedé Teixeira (PT)
Vogais:

1º vogal: Ely Aguiar (PSDC)
2º vogal: Ferreira Aragão (PDT)
3º vogal: Sineval Roque (PSB).

EVANGELHO_Quinta-feira, 29 de Novembro


Dia Litúrgico: Quinta-feira da 34ª semana do Tempo Comum
Evangelho (Lc 21,20-28)

- Proclamação do Evangelho segundo Lucas.
- Glória à Vós Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: «Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. Então, os que estiverem na Judéia fujam para as montanhas; os que estiverem na cidade afastem-se dela, e os que estiverem fora da cidade, nela nem entrem. Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras.

Ai das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá grande angústia na terra e ira contra este povo. Serão abatidos pela espada e levados presos para todas as nações. E Jerusalém será pisada pelos pagãos, até que se complete o tempo marcado para eles. Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas. apavoradas com o bramido do mar e das ondas. As pessoas vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as potências celestes serão abaladas. Então, verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem, com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima».
- Palavra da Salvação.
- Glória à Vós Senhor.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

EVANGELHO_ terça-feira, 28 de Novembro


Dia Litúrgico: Quarta-feira da 34ª semana do Tempo Comum
Evangelho (Lc 21,12-19) 

- Proclamação do Evangelho segundo Lucas.
- Glória à Vós senhor.
Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: 
«Antes disso tudo, porém, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e jogados na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Será uma ocasião para dardes testemunho. Determinai não preparar vossa defesa, porque eu vos darei palavras tão acertadas que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. A alguns de vós matarão. Sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas nem um só fio de cabelo cairá da vossa cabeça. É pela vossa perseverança que conseguireis salvar a vossa vida!».
- Palavra da Salvação.
- Glória à Vós senhor.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

EVANGELHO_Quarta-feira, 14 de Novembro


Dia Litúrgico: Quarta-feira da 32ª semana do Tempo Comum
Evangelho (Lc 17,11-19) 

- Proclamação do Evangelho segundo Lucas.
- Glória à Vós Senhor.
Um dia, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. Estava para entrar num povoado, quando dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam a certa distância e gritaram: 
«Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!» Ao vê-los, Jesus disse: 
«Ide apresentar-vos aos sacerdotes».

Enquanto estavam a caminho, aconteceu que ficaram curados. Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. E este era um samaritano. Então Jesus lhe perguntou: 
«Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?» 
E disse-lhe: 
«Levanta-te e vai! Tua fé te salvou». 
- Proclamação do Evangelho segundo Lucas.
- Glória à Vós Senhor.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

LUIZIANNE (PT) TRANSFERE CULPA PARA NÃO FAZER REVEILLON

SE LUIZIANNE LINS SEMPRE TEVE RECURSOS GARANTIDOS SEM FALCATRUAS, POR QUE ROBERTO CLAUDIO NÃO HONRAR COM AS DESPESAS?


Depois de 16 dias sem dar entrevistas, a prefeita Luizianne Lins quebrou o silêncio durante coletiva na tarde desta terça-feira (13), no Paço Municipal. Novamente vestindo preto, ao invés do habitual vermelho, ela falou sobre o processo de transição, disse que pretende fazer mudanças na equipe, e anunciou que o Réveillon de Fortaleza só será realizado se tiver “garantias jurídicas e políticas” do futuro prefeito e do Governo do Estado.
“Se isso estiver posto, faremos [o Réveillon]. Não estando, não faremos“, afirmou a prefeita durante entrevista. Apesar de cobrar as garantias, a prefeita revelou que o processo de licitação para a festa do Réveillon em Fortaleza já foi iniciado.
Garantias?

Ao exigir as “garantias jurídicas e políticas “ da futura gestão e do governo Cid Gomes, a prefeita de Fortaleza quer evitar  desgastes por deixar contas a pagar. Isso porque, segundo explicou, as despesas com a festa chegam depois, ou seja, em janeiro quando Luizianne estará fora da prefeitura e a responsabilidade será do novo prefeito, Roberto Cláudio.

Segurança

Já do governo estadual, Luizianne cobra garantias de reforço da Segurança Pública no local para garantir a tranquilidade e a boa imagem de Fortaleza a turistas e fortalezenses que acompanharem a festa.

Equipe de Transição

Sem dar maiores detalhes, Luizianne Lins também informou que pretende anunciar mudanças na equipe de transição até a sexta-feira (16). A prefeita apenas revelou que Geraldo Aciolly, coordenador de projetos especiais da prefeitura de Fortaleza, vai passar o comando da equipe para o secretário de Planejamento, Alfredo Pessoa.


(Fonte: jangadeiroonline)

Dicas para uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


JUSTIÇA PODERÁ BARRAR CANDIDATOS QUE MUDARAM NA ÚLTIMA HORA


Muita coisa ainda vai mudar até a diplomação e posse dos eleitos neste ano. Alguns candidatos "malhados" na Lei da Ficha Limpa, depois de recorrer incessantemente até esvairir todas as possibilidades no decorrer da campanha, munido de liminares leva o povo a vislumbra-lo (a) como futuro prefeito. Em uma manobra de extrema sabedoria e traquejo político, leva a campanha com seu nome e número até o último dia de campanha, mudando os componentes "Ficha Suja" da chapa majoritária só 48 horas antes do pleito (prazo final), não havendo assim tempo hábil para modificar os dados da urna eletrônica, fica a foto, número e nome no candidato inelegível.

No dia da eleição, os eleitores vão às urnas e encontram ali a foto e o nome do candidato barrado. Votam nele, mas, na verdade, quem vai ser eleito e será aquele ente de extrema confiança do ilegal, podendo ser um  filho, cônjuges, “compadre”...
Esta tentativa de burlar a Lei da Ficha Limpa pode não "colar". Orientados pelo TSE, os TRE's estão agindo rápido. O TRE de São Paulo partiu na frente, onde sete casos tiveram esse desfecho. Cinco desses candidatos foram substituídos no sábado, ou seja, um dia antes do primeiro turno das eleições municipais. O órgão promete ser rigoroso com este tipo de conduta que prolifera-se por todo Brasil.

MELHORAS E PIORES BAIRROS DA CAPITAL

Pesquisa leva em conta índices relacionados à proporção de domicílios ligados à rede de água, coleta de lixo e energia

(Click para Ampliar)

Qual a relação entre os bairros Bom Futuro e Cidade 2000 e Manuel Dias Branco e Sabiaguaba? À primeira vista, nenhuma. Entretanto, os dois primeiros são considerados os bairros com melhor infraestrutura domiciliar de Fortaleza, enquanto os últimos têm as piores condições, conforme pesquisa divulgada, ontem, pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), tendo como base dados do Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Liderando o ranking dos bairros com melhor infraestrutura domiciliar da Capital está o Bom Futuro (próximo ao Montese), em seguida, Cidade 2000, Conjunto Ceará I, Meireles, Cocó, Praia de Iracema, Bairro de Fátima, Estância (Dionísio Torres), Damas e Varjota. Com os dez piores índices, estão: Manuel Dias Branco (próximo à Cidade 2000), Sabiaguaba, Pirambu, Pedras (próximo ao Conjunto Palmeiras), Parque Presidente Vargas, Arraial Moura Brasil, Praia do Futuro II, Siqueira, Praia do Futuro I e Ancuri.

A pesquisa leva em conta indicadores relacionados à proporção de domicílios ligados à rede geral de água, existência de banheiro exclusivo, esgotamento sanitário adequado, presença de energia elétrica e coleta de lixo realizada por serviço de limpeza. Foi gerado, também, um Índice Sintético de Condições Domiciliares (ICD), visando identificar quais bairros têm as melhores e piores condições, levando-se em consideração a análise conjunta dos cinco indicadores.

(Fonte: DN)


Charge Sinfrônio


EVANGELHO, Terça-feira 13 de Novembro


Dia Litúrgico: Terça-feira da 32ª semana do Tempo Comum
Evangelho (Lc 17,7-10) 

- Proclamação do Evangelho segundo Lucas. 
- Glória à Vós Senhor. 
Naquele tempo, o Senhor disse: 
«Se alguém de vós tem um servo que trabalha a terra ou cuida dos animais, quando ele volta da roça, lhe dirá: Vem depressa para a mesa. Não dirá antes: Prepara-me o jantar, arruma-te e serve-me, enquanto eu como e bebo. Depois disso, tu poderás comer e beber. Será que o senhor vai agradecer o servo porque fez o que lhe havia mandado. Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: Somos simples servos; fizemos o que devíamos fazer».
- Palavra da Salvação. 
- Glória à Vós Senhor. 

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ROBERTO CLAUDIO 40 REÚNE MILHARES DE PESSOAS NA FESTA DA VITÓRIA


Milhares de pessoas se reuniram, na noite desta segunda-feira (05), para comemorar a vitória de Roberto Claudio nas urnas. A festa aconteceu em frente ao comitê central do prefeito eleito de Fortaleza, na avenida Sebastião de Abreu, no Cocó.
A festa teve as presenças do governador, Cid Gomes, e de seu irmão, Ciro Gomes, além do secretário especial da copa de 2014 Ferruccio Feitosa e do novo vice-prefeito, Gaudêncio Lucena. O vice-governador Domingos Filho e Moroni Torgan (DEM), candidato derrotado no primeiro turno, também marcaram presença no evento.

Discurso de agradecimento
Chamado ao palco pela dupla Ítalo e Reno, Roberto Claudio discursou para a multidão por aproximadamente cinco minutos, ao lado de seus aliados. O prefeito eleito agradeceu aos eleitores pelo voto de confiança e saudou a presença de Cid e Ciro Gomes, além de agradecer o apoio de Moroni.
"Gostaria de dizer muito obrigado. Retribuirei na forma de muito trabalho, muita disposição e energia para poder cumprir cada palavra e cada compromisso que assumi por Fortaleza", agradeceu Roberto Claudio.
Críticas ao candidato derrotado
Em meio ao discurso de gratidão aos que o elegeram, Roberto Claudio ressaltou as parcerias entre a prefeitura e os governos estadual e federal e que irá cumprir todos os compromissos firmados na campanha.
Sobre as acusações do candidato derrotado do PT, Elmano de Freitas, o prefeito eleito de Fortaleza afirmou que os eleitores da cidade optaram por uma forma democrática de mudança. "É um desrespeito ao povo da cidade de Fortaleza. Sobre as declarações, só lamento. O nosso povo não se vende; é um povo progressista, que vota com consciência. Peço respeito à nossa gente, ao nosso povo", falou o futuro prefeito de Fortaleza.
Viagem à Brasília
O prefeito eleito Roberto Claudio viaja à Brasília nesta terça-feira (06) para participar da uma reunião com a bancada federal cearense. A viagem tem o intuito de buscar, junto aos deputadores federais e senadores, recursos financeiros para sua gestão que se inicia em 2013.
Plateia empolgada
Em meio a tantos nomes da política, vários artistas subiram ao palco montado em frente ao comitê na avenida Sebastião de Abreu. Ítalo e Reno, a banda Forró Real, As Coleguinhas e Wesley Safadão foram alguns personagens da festa. Além dos músicos, os comediantes Ciro Santos, Paulo Diógenes e Esquenta animaram o público presente.
Os artistas participaram da festa e fizeram shows à multidão com até 20 minutos de duração intercalados com espetáculos de humor. Além das milhares de pessoas que acompanharam os músicos, dezenas observavam nas sacadas de seus condomínios.
Segundo a Polícia, participaram do efetivo de segurança do evento 70 policiais, entre cavalaria e membros da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).
(Fonte: DN)

EVANGELHO_Segunda, 5 de Novembro


Meditando o Evangelho de hoje

Dia Litúrgico: Segunda-feira da 31ª semana do tempo comum
Evangelho (Lc 14,12-14) 
- Proclamação do Evangelho segundo Lucas.
- Glória à Vós Senhor.
E disse também a quem o tinha convidado: 
«Quando ofereceres um almoço ou jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes podem te convidar por sua vez, e isto já será a tua recompensa. Pelo contrário, quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos! Então serás feliz, pois estes não têm como te retribuir! Receberás a recompensa na ressurreição dos justos».
- Palavra da Salvação.
- Glória à Vós Senhor.

domingo, 4 de novembro de 2012

EVANGELHO, Domingo 4 de Novembro


Meditando o Evangelho de hoje

Dia Litúrgico: Tempo Comum, Semana XXXI, Domingo (B)
Evangelho (Mc 12,28-34)
- Proclamação do Evangelho segundo Marcos.
- Glória à Vós Senhor.
Um dos escribas, que tinha ouvido a discussão, percebeu que Jesus dera uma boa resposta. Então aproximou-se dele e perguntou: 
«Qual é o primeiro de todos os mandamentos?». 
Jesus respondeu: 
«O primeiro é este: ‘Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é um só. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com toda a tua força!’ E o segundo mandamento é: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo’! Não existe outro mandamento maior do que estes».

O escriba disse a Jesus: 
«Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: ‘Ele é único, e não existe outro além dele’. Amar a Deus de todo o coração, com toda a mente e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo, isto supera todos os holocaustos e sacrifícios». 
Percebendo Jesus que o escriba tinha respondido com inteligência, disse-lhe: 
«Tu não estás longe do Reino de Deus». E ninguém mais tinha coragem de fazer-lhe perguntas.
- Palavra da Salvação.
- Glória à Vós Senhor.

sábado, 3 de novembro de 2012

CID GOMES DIZ QUE FOI AGREDIDO POR LULA



A revista Época desta semana traz uma entrevista com o governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes (PSB), na qual ele revela estar decepcionado com a participação do ex-presidente Lula na campanha eleitoral em Fortaleza.
Na ocasião, Lula participou de comício em que classificou o grupo político do governador de ser uma oligarquia e disse que Cid se preocupava com os pobres apenas em período eleitoral.
“Foi uma agressão e uma agressão injusta. Quem esteve com Lula nas horas decisivas fomos nós”, rebateu Cid Gomes. E emendou: “Em 2005, no mensalão, parte do PT se escondeu. Outra falou em pós-Lula. Nós fomos à linha de frente defendê-lo”.
Dilma
Para Cid, o ex-presidente poderia fazer campanha para o candidato do PT sem precisar de agressões, uma vez que PT e PSB são aliados no governo federal. Nesse sentido, o governador cearense não poupa elogios à presidente Dilma, que a seu ver agiu de “forma republicana” durante a disputa.

“Não tenho reparo a fazer. Pelo contrário, só tenho reconhecimento pela atitude dela. Quando acabou o primeiro turno, disse isso a ela. No segundo turno, agradeci novamente. Ela respondeu: ‘Não poderia ter outra postura, você me apoiou’. E ainda me pediu o telefone do Roberto Cláudio”, conta o governador.
Sem mandato
Na entrevista, Cid Gomes fala que ficará no cargo até o último dia do seu mandato e o desejo de atuar no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Sobre o futuro político da família Ferreira Gomes, revela que ele e os irmãos poderão até “dar um tempo” em 2015, mas avisa que isso não significa, necessariamente, uma aposentadoria: “Ter mandato não é a única forma de servir”.

Para ler a entrevista na íntegra, clique aqui.
(Fonte: Politika)

HOJE É DIA DE...



  • Dia mundial da Usabilidade
  • Dia do Cabeleireiro e do Barbeiro
  • Dia do Garda Florestal
  • Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher
  • Dia da Independência do Panamá (em 1903).

EVANGELHO_03 de Novembro


Meditando o Evangelho de hoje

Dia Litúrgico: Sábado XXX do Tempo Comum
Evangelho (Lc 14,1.7-11)
- Proclamação do Evangelho segundo Lucas.
- Glória à Vós Senhor.
Num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. Estes o observavam. Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 
«Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante, e o dono da casa, que convidou os dois, venha a te dizer: ‘Cede o lugar a ele’. Então irás cheio de vergonha ocupar o último lugar. Ao contrário, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Quando chegar então aquele que te convidou, ele te dirá: ‘Amigo, vem para um lugar melhor!’ Será uma honra para ti, à vista de todos os convidados. Pois todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado».
- Palavra da Salvação.
- Glória à Vós Senhor.