quinta-feira, 29 de novembro de 2012

MESA DIRETORA DA AL SEM PRESENÇA FEMININA



A bancada feminina na Assembleia Legislativa reivindicou espaço na composição da futura Mesa Diretora da Casa, um grito no vácuo. Na terça-feira (27), dia da composição da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, as deputadas Eliane Novais (PSB), Fernanda Pessoa (PR), Rachel Marques (PT), Miriam Sobreira (PSB) e Bethrose (PRP), conversaram com o deputado Zezinho Albuquerque(PSB), único candidato a presidência da Assembleia Legislativa do Ceará, sobre um Projeto Resolução que pode garantir a presença feminina na Mesa.
Projeto

O projeto, de autoria da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, busca modificar o regimento interno da Assembleia Legislativa e tornar obrigatória a equidade de gênero, na composição da Mesa Diretora, como forma de garantir a presença feminina nos espaços de decisão da casa.

O Apelo é Nacional

A proposta de emenda à Constituição (PEC- 590/06) determina que a Mesa Diretora e as mesas das comissões permanentes ou temporárias tenham em sua composição a presença de pelo menos uma mulher, de autoria da deputada Luiza Erundina (PSB-SP).  “Todos sabem que hoje o modelo de composição da Mesa Diretora já assegura a representação proporcional dos partidos. Mas está na hora de avançarmos na democracia deste parlamento e assegurarmos também a representação de cada sexo dos integrantes desta Casa”, argumentou a deputada Eliane Novais.

Resposta

As deputadas teriam ouvido de Zezinho Albuquerque que cabe a cada uma deles pressionar os partidos para que sejam indicadas para a composição da Mesa atendendo a proporcionalidade das agremiações partidárias.

À Tempo
A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres da AL ficou no veto dos partidos, pois a Mesa diretora foi composta puramente por um gênero, como pode ser comprovada abaixo:
Presidência: José Albuquerque (PSB)
1ª vice-presidência: Tin Gomes (PHS)
2ª vice-presidência: Lucilvio Girão (PMDB)
1ª secretaria: Sérgio Aguiar (PSB)
2ª secretaria: João Jaime (PSDB)
3ª secretaria: Manuel Duca (PRB)
4ª secretaria: Dedé Teixeira (PT)
Vogais:

1º vogal: Ely Aguiar (PSDC)
2º vogal: Ferreira Aragão (PDT)
3º vogal: Sineval Roque (PSB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário