sábado, 27 de outubro de 2012

FOLHA: LUIZIANNE SOLITÁRIA TENTA ELEGER UM POSTE


Folha destaca luta solitária de Luizianne para eleger sucessor


O Jornal Folha de São Paulo, de acordo com reportagem do enviado especial a Fortaleza, Paulo Peixoto, diz que sem grandes aliados nacionais do partido, Luizianne tenta fazer o sucessor
Por: Luzenor de Oliveira
A luta solitária da prefeita Luizianne Lins (PT) para eleger o sucessor na disputa do segundo turno da eleição ganhou destaque na edição deste sábado do Jornal Folha de São Paulo. A reportagem aborda o isolamento do PT, que não conseguiu grandes aliados da base partidária do Governo da presidente Dilma Rousseff.
Das siglas que integram o grupo de sustentação e alianças nos Governo Lula e Dilma, apenas o PR ficou com o PT. O PSB, com a candidatura de Roberto Cláudio, na coligação com o PMDB, atraiu no segundo turno o apoio do PC do B, PDT, além de PRTB e PPL.
No primeiro turno, a sigla já tinha o PTB, outro partido da base do Governo Federal. Os socialistas ganharam, ainda, o apoio de adversários do PT no quadro nacional, como DEM e PPS.

O isolamento destacado pela reportagem do Jornal Folha de São Paulo se refere, também, a trajetória que Luizianne Lins construiu quando, em 2004, mesmo contrariando setores internos do PT, ganhou a eleição.
‘’Se a gente não tem grandes alianças, como eles tiveram, como a gente não tem dinheiro para comprar, e nem faz isso [...]. Basta o povo do nosso lado", disse Luizianne, ao ser entrevistada pelo jornal paulista.Abaixo, você tem a íntegra da reportagem da Folha de São Paulo.
Íntegra:

Prefeita do PT fica isolada em Fortaleza

Sem grandes aliados nacionais do partido, Luizianne Lins tenta fazer sucessor de forma solitária na capital cearense
PMDB, PC do B e PDT apoiam o candidato do PSB; pesquisas apontam empate na disputa do 2° turno

PAULO PEIXOTO
ENVIADO ESPECIAL A FORTALEZA

A prefeita petista de Fortaleza, Luizianne Lins, se esforça para dar a vitória ao seu "poste", Elmano de Freitas, conduzindo-o de forma solitária, sem o apoio de nenhum dos aliados de maior peso do PT no plano nacional.
No segundo turno, PMDB, PC do B e PDT apoiam o candidato do PSB, Roberto Claudio, afiançado pelos irmãos Gomes -o governador Cid e o ex-ministro Ciro, ambos do PSB-, que têm dado as cartas na política do Ceará.
Luizianne, porém, tenta demonstrar que não fica intimidada. Ela gosta de dizer que encontra energia para suas lutas com a população.
Na tarde de anteontem, ao inaugurar um sistema de armazenamento de lixo retirado das ruas no centro de Fortaleza, a prefeita petista foi várias vezes cercada com pedidos de fotos e abraços.
"Tá vendo como é?", disse a prefeita à reportagem.
Apesar disso, o PT ficou sozinho em Fortaleza porque os aliados nacionais criticam a gestão Luizianne. Nenhuma grande sigla abraçou o candidato escolhido por ela.
"Se a gente não tem grandes alianças, como eles tiveram, como a gente não tem dinheiro para comprar, e nem faz isso [...]. Basta o povo do nosso lado", disse.
LUTA SOLITÁRIA
Em 2004, quando se elegeu prefeita, Luizianne Lins também partiu sozinha. Nem o PT nacional nem Lula, então presidente da República, apoiaram a petista.
Quatro anos depois, na sua reeleição à Prefeitura de Fortaleza, teve, por outro lado, muitos aliados.
Agora, os aliados nacionais do PT querem uma nova gestão em Fortaleza. Eles usam a palavra "renovação", como no caso dos senadores Inácio Arruda (PC do B) e Eunício Oliveira (PMDB). O senador peemedebista diz que o isolamento do PT "se deve à gestão" de Luizianne, não aprovada pelos partidos.
"Como não houve essa possibilidade de abertura, apresentamos um candidato que é o novo", afirmou.
Elmano e Claudio estão empatados nas pesquisas. O Datafolha indica 42% para o petista e 41% para o socialista. O Ibope apontou 43% para cada um deles.
"É uma eleição difícil", reconhece a prefeita, que meses atrás havia declarado em entrevista que poderia eleger "até um poste, mesmo com a luz quebrada". Nesta semana, essa frase dela virou peça da propaganda do PSB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário