sábado, 4 de fevereiro de 2012

PORTO DE SOBRAL


Sobral quer produzir para o Complexo do Pecém





Plano de Desenvolvimento Industrial de Sobral foi lançado e deve ficar pronto em abril
Sobral O desenvolvimento industrial de Sobral passa pelo Pecém. Este é o pensamento do prefeito Clodoveu Arruda, ao lançar o Plano de Desenvolvimento Industrial do Município, com base no avanço da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). É a Companhia que está dando assessoria técnica ao Plano do Município. "Sobral não pode ficar sentada vendo a banda passar com a implantação da Siderúrgica do Pecém", provocou o prefeito, para uma plateia de cerca de 100 empresários reunidos recentemente, no Centro de Convenções de Sobral.

O Plano de Desenvolvimento Industrial de Sobral tem pressa e deve ficar pronto em meados de abril próximo. Para tanto, estão sendo feitas pesquisas pelo consultor da CSP, Durval Vieira de Freitas. E coube ao prefeito fazer o primeiro agradecimento para que o Plano comece a funcionar: "Quero agradecer à Companhia Siderúrgica do Pecém que está viabilizando a elaboração desse Plano em Sobral com repercussão na região, através do Durval Vieira, um consultor com trabalho nacional, internacional e com livro publicado. É um privilégio para nós tê-lo neste processo", destacou Clodoveu Arruda.

Segundo o prefeito, o Plano é fruto de uma articulação dos empresários, que entendem o impacto positivo da medida para a Zona Norte. A prioridade, conforme Clodoveu, é a ampliação da base econômica da região, com o objetivo de aumentar a geração de emprego e renda da população. Para ele, a questão industrial é fundamental para que isso aconteça. "Estamos fazendo o Plano com o esforço da comunidade da Zona Norte em articulação com os empresários locais e de outros Estados, com apoio do governador Cid Gomes", revelou. Uma das primeiras ações do Plano é implantar um polo metal mecânico em Sobral. "Temos que ter uma visão de futuro. Daí o interesse no Plano. Está previsto, em seu cronograma, que até meados de abril próximo todo material de potencialidades estará pronto. Isto será fundamental. É uma espécie de guia para as nossas ações na área da economia, no desenvolvimento industrial", prevê.

Expectativas
O empresário Oscar Rodrigues Júnior aposta no sucesso do Plano de Desenvolvimento Industrial se houver financiamento. "Sem financiamento não tem como desenvolvermos industrialmente a Zona Norte. Eu mesmo tenho 12 empreendimentos que estou encontrando dificuldades de financiamento", relata.

A superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sobral, Daniela Costa, acredita que o Plano Industrial favorecerá também o comércio. "Somos polo e nossas lojas já atendem a Zona Norte e podem muito bem atender essa expansão para a Siderúrgica do Pecém, onde há geração de muitos negócios", afirma.

Para o prefeito, o Plano representa, além de uma atualização das possibilidades econômicas, uma definição dos parâmetros para o desenvolvimento da Zona Norte. "Estamos pensando estrategicamente as grandes ações. Uma é uma articulação com as nossas competências, nossos talentos, mas também dialogando com os grandes investimentos estaduais e nacionais que estão se desenvolvendo no Estado", disse o prefeito.

Ai entra o interesse pela Companhia Siderúrgica do Pecém. Segundo ele, a Companhia vai gerar demandas, necessidades de toda ordem, de diversas áreas que não podem ser desperdiçadas. "Sobral deve ser fornecedora para Siderúrgica do Pecém, como também deve se beneficiar da implantação dela". E ele vai mais além. "Devemos ser inteligentes para saber aproveitar além da Siderúrgica, a Refinaria e a Ferrovia Transnordestina para saber aproveitar esta oportunidade para geração de emprego e renda para população".

O prefeito lembra que as condições geográficas de localização são favoráveis para a Zona Norte. "Estamos a apenas 220 quilômetros por rodovia e 150 quilômetros por ferrovia do Pecém. Então é tudo perto para traçarmos este desenvolvimento, onde primeiro estamos trabalhando para consolidar o projeto através do esforço conjunto, viabilizando a atração de novos investimentos".

Sustentabilidade

O consultor Durval Vieira de Freitas sintetiza o Plano de Desenvolvimento Industrial de Sobral como um levantamento de dados para o estabelecimento de diretrizes para orientar a forma de atuar da Prefeitura e entidades em benefício do desenvolvimento sustentável do Município.

O Plano, segundo ele, vai utilizar dados de órgãos como o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Conforme Durval, as informações serão comparadas com outras regiões do Estado e do Brasil, identificando as carências e perspectivas mercadológicas.

O Plano visa ainda avaliar as necessidades de obras de infraestrutura para permitir a implantação de novos empreendimentos. As propostas serão objeto de análise contemplando o ambiente externo (oportunidades e ameaças) e interno (forças e fraquezas), apresentando os gargalos, estratégias e diretrizes.

Mais informações:
Prefeitura Municipal de Sobral

Rua Viriato de Medeiros

1250 - Centro

Zona Norte

Telefone: (88) 3677.1199




(Fonte: DN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário