sábado, 19 de maio de 2012

CAPs SOBRAL REALIZA LUTA ANTIMANICOMIAL NA PRAÇA DE CUBA


Na manhã de ontem, a coordenação da Rede de Atenção Integral à Saúde Mental, da Secretaria de Saúde deste Município, realizou a comemoração do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, na Praça de Cuba, Centro da cidade. Durante o evento, diversos pacientes deram depoimentos, afirmando os maus tratos que sofriam no hospital manicomial Casa de Repouso Guarapes, comparando com a melhora que houve após o fechamento da instituição.
Segundo equipe do Centro de Assistência Psicossocial (Caps), a renda adquirida com a venda dos produtos será reinvestida no próprio grupo. Além do material utilizado para a produção dos produtos direcionados para venda, há também a compra de material para terapias ocupacionais, segundo foi informado.
A quem passava na praça, a equipe entregava panfletos de conscientização e convidava para visitar os estandes de vendas, onde estavam expostos quadros e objetos feitos de material reciclado. O Brasil foi condenado na Corte Interamericana de Direitos Humanos por maus tratos a um paciente na Casa de Repouso Guarapes. A instituição vem, há 12 anos, implantando uma reforma excluindo o modelo de hospital psiquiátrico.

(Fonte: DN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário