quarta-feira, 9 de maio de 2012

IBOPE DIVULGA PESQUISA PARA PREFEITURA DE FORTALEZA

INÁCIO FICA EM PRIMEIRO 
EM TODAS AS SIMULAÇÕES
HEITOR FERRER JÁ DESPONTA
E ARTUR BRUNO SURGE COM MUITA FORÇA

Pesquisa IBOPE encomendada pelo PSB do Ceará, realizada entre os dias 28 e 30 de abril indica a possibilidade de uma disputa bastante acirrada para a Prefeitura de Fortaleza, mostra que Inácio Arruda e Moroni Torgan são os candidatos com maior expressão neste momento, seguidos de perto por Heitor Férrer e Marcos Cals. Artur Bruno, que ainda não foi trabalhado, já chega aos seus 6%. Renato Roseno que não tem máquita para trabalhar em seu favor, muito menos grandes investidoras, alcança 7%
Cinco simulações foram apresentadas.
Acompanhe abaixo o resultado:


PRIMEIRO CENÁRIO:

- Inácio Arruda (PCdoB) – 26%
- Moroni Torgan (DEM) – 23%
- Heitor Férrer (PDT)- 19%
- Marcos Cals (PSDB – 15%
- Renato Roseno (PSOL)- 7%
- Elmano Freitas (PT) – 1%
- Roberto Cláudio (PSB) – 1%
- Brancos e nulos – 5%
- Indecisos – 3%

Na primeira simulação, em que foram apresentados os nomes de sete possíveis pré-candidatos, aparecem tecnicamente empatados o Senador Inácio Arruda (PCdoB) com 26% das intenções de voto, Moroni Torgan (DEM) com 23% das menções e, no limite da margem de erro, Heitor Férrer (PDT) e Marcos Cals (PSDB), respectivamente com 19% e 15% das intenções de voto.

Renato Roseno (PSOL) tem 7% das menções, enquanto Elmano Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB) são citados por 1% dos eleitores de Fortaleza. Brancos e nulos somam 5% dos entrevistados e 3% se declaram indecisos.
SEGUNDO CENÁRIO:
- Inácio Arruda (PCdoB) – 25% 
- Moroni Torgan (DEM) – 23% 
- Heitor Férrer (PDT)- 18% 
- Marcos Cals (PSDB – 14% 
- Renato Roseno (PSOL)- 8% 
- Elmano Freitas (PT) – 2% 
- Ferruccio Feitosa (PSB) – 2% 
- Brancos e nulos – 5%
- Indecisos – 2%

Em um segundo cenário testado, o pré-candidato do PSB, Roberto Cláudio, foi substituído por Ferruccio Feitosa, do mesmo partido. Nesta simulação, o Senador Inácio Arruda e o candidato do DEM, Moroni Torgan, aparecem tecnicamente empatados com 25% e 23% das intenções de voto, respectivamente. Em um segundo patamar estão Heitor Férrer, com 18%, e Marcos Cals, com 14% das menções. Renato Roseno é citado por 8% dos entrevistados, enquanto Elmano Freitas e Ferruccio Feitosa obtêm 2% das menções. Os eleitores que afirmam a intenção de votar em branco ou de anular o seu voto representam 5% do eleitorado e 2% ainda se declaram indecisos com relação ao seu voto.

TERCEIRO CENÁRIO:

- Inácio Arruda (PCdoB) – 27% 
- Moroni Torgan (DEM) – 22% 
- Heitor Férrer (PDT)- 16%
- Marcos Cals (PSDB – 14% 
- Renato Roseno (PSOL) – 7% 
- Artur Bruno (PT) – 5% 
- Ferruccio Feitosa (PSB) – 2% 
- Brancos e nulos – 5% 
- Indecisos – 2%

Num terceiro cenário testado, o pré-candidato Elmano Freitas é substituído pelo Deputado Estadual Artur Bruno (PT). O candidato do PCdoB aparece novamente empatado tecnicamente com o candidato do DEM, se considerada a margem de erro de quatro pontos percentuais: 27% e 22% das intenções de voto, respectivamente. Heitor Férrer e Marcos Cals obtêm índices próximos de intenção de voto, com 16% e 14%, respectivamente. Renato Roseno é citado por 7% dos eleitores, Artur Bruno por 5% e Ferruccio Feitosa tem 2% das intenções de voto. O número de eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou de anular o seu voto representam 5% do eleitorado, enquanto 2% ainda se declaram indecisos.

QUARTO CENÁRIO:

- Inácio Arruda (PCdoB) – 27% 
- Moroni Torgan (DEM) – 23% 
- Heitor Férrer (PDT)- 16% 
- Marcos Cals (PSDB – 13% 
- Renato Roseno (PSOL) – 7% 
- Artur Bruno (PT) – 6% 
- Roberto Cláudio (PSB) – 1% 
- Brancos e nulos – 5% 
- Indecisos – 2%

No quarto e último cenário testado nesta pesquisa, o pré-candidato Ferruccio Feitosa foi substituído por Roberto Cláudio. Neste cenário, Inácio e Moroni mais uma vez aparecem empatados tecnicamente, com 27% e 23% das intenções de voto dos eleitores de Fortaleza. Em seguida, Heitor Férrer e Marcos Cals obtêm 16% e 13% das menções, respectivamente. Renato Roseno é citado por 7% dos eleitores, Artur Bruno por 6% e Roberto Cláudio tem 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 5% dos entrevistados, enquanto 2% declaram-se indecisos.

QUINTO CENÁRIO_Simulação Espontânea

O IBOPE Inteligência também perguntou em quem os entrevistados votariam para prefeito espontaneamente, ou seja, sem a apresentação de nomes de candidatos. Nesta situação, 60% dos entrevistados declaram não saber em quem votariam ou não opinam sobre sua preferência. Moroni aparece com 6% das citações, seguido por Heitor Férrer e Marcos Cals, com 5% das menções cada um, e por Inácio Arruda, com 4%. A atual prefeita Luizianne Lins é citada por 3% dos entrevistados, assim como o candidato do PSOL, Renato Roseno. Os demais candidatos obtêm 1% ou menos das intenções de voto.

- Não sabem ou não opinaram – 60%
- Moroni Torgan (DEM) – 6%
- Heitor Férrer (PDT)- 5% 
- Marcos Cals (PSDB) – 5%
- Inácio Arruda (PCdoB) – 4%
- Luizianne Lins (PT) – 3%
- Renato Roseno (PSOL) – 3%
- Demais candidatos – 1%

Avaliação da administração municipal

A administração da prefeita Luizianne Lins é avaliada positivamente por cerca de 1/5 dos eleitores fortalezenses (20%, soma dos índices ótima ou boa), enquanto 32% classificam-na como regular e 48% como ruim ou péssima.

Já na pergunta de aprovação da administração, 2/3 dos eleitores (66%) desaprovam a forma como Luizianne vem administrando Fortaleza e 30% aprovam a sua gestão. Não confiam em Luizianne 66% dos entrevistados e 29% declaram confiar na prefeita.
Avaliação da administração estadual

A administração do governador Cid Gomes é avaliada de maneira positiva (ótima/ boa) por 44% dos eleitores, como regular por 42%, e de forma negativa por 12% (índice dos que avaliam como ruim ou péssima). Quando perguntados se aprovam o governo de Cid Gomes, 60% dos eleitores afirmam que apoiam o seu governo, contra 32% que afirmam não aprovar a administração. Os eleitores que confiam no Governador representam 56% do eleitorado e 36% não confiam.

Avaliação da administração federal

A administração da presidente Dilma Rousseff é avaliada como ótima ou boa por 7 em cada 10 entrevistados (73%), como regular por 21% e como ruim ou péssima por apenas 5% dos eleitores de Fortaleza. Entre os entrevistados, 88% aprovam a forma como a presidente administra o país, enquanto 10% desaprovam. Em relação à confiança, 85% dos fortalezenses confiam na presidente, enquanto 13% afirmam que não confiam.

Ainda creio que Artur Bruno  pode crescer e muito. Tem serviços prestados na Educação e é um veemente defensor da escola integral. Tem conhecimento acerca da da geração de emprego e renda, além de sua experiência em seus mais de cinco mandatos irá alavancar bastante depois desta citação de seu nome.
Encontrei-me com o nobre Deputado Federal e brincando disse: 
- "Meu Prefeito...!?"- Brinquei com meu professor!
- "ESPALHA!!!"- Respondeu Bruno.

(Fonte: Polítika)





Nenhum comentário:

Postar um comentário