domingo, 20 de maio de 2012

CID GARANTE 1.500 CISTERNAS PARA O CEARÁ

CE vai construir 1500 cisternas para combater efeitos da seca, diz governo


Governador do Ceará diz que pode haver 'dificuldade' de entregar a tempo.
Agricultores terão antecipado parcela do 'Garantia Safra', diz Cid Gomes


O governador Cid Gomes (PSB) anunciou nesta sexta-feira (18) a implantação de 1500 sistemas de abastecimento de água. As “cisternas”, como são conhecidas, serão construídas com R$ 180 milhões do governo federal. No entanto, o governador reconheceu a dificuldade para executar as obras. “Eu estou preocupado que a gente não dê conta de fazer. Recursos vão estar disponíveis para que a gente implante”, disse Cid após reunião com demais governadores do Nordeste, em Fortaleza.

“A execução disso não é tarefa fácil. Nós vamos perfurar mais de mil poços”, explicou. A ação é uma das medidas de enfrentamento à seca, previstas pelo governo federal em conjunto com os estados. “Há medidas emergenciais. Mas também medidas para que a gente esteja preparado para conviver melhor com a seca”, disse.

Cerca de 240 mil agricultores estão inscritos no programa Garantia Safra, segundo o governador. “Isso quer dizer que eles já começarão, nós estamos trabalhando para isso, para receber em junho, parcelas que, com certeza vão atenuar. E isso sem dever favor a ninguém, sem ter de pedir esmola a ninguém”.


Com autorização do Conselho Monetário Nacional, o Banco do Nordeste do Brasil prevê financiamentos de até R$ 12 mil para os micro e pequenos agricultores. “É extramente significativo para essas famílias. Com uma taxa de juros de 1% ao ano, com prazo de dez anos para pagar, com carência de três anos”, acrescentou Jurandir Santiago, Presidente do BNB.
Além disso, o presidente do BNB explica que quem pagar em dia tem direito a desconto de 40% no valor da prestação. “Ele vai pagar menos do que o que ele está tomando emprestado”, afirmou.
(Fonte: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário